...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Vamos ajudar o Fábio!

O Fábio tem 16 anos e sofre de leucemia. Necessita de dador compatível para transplante de medula óssea.
Há que encontrar, urgentemente, esse dador. Pode ser um de nós. E de uma forma muito simples!
O processo é simples, muito pouco demorado, sem riscos. Apenas temos de ter entre 18 e 45 anos pesar, pelo menos, 50 kg, ser saúdavel e não estar grávida.

Caso sinta ser dever seu ajudar o Fábio, ou outros como ele, por favor compareça num dos centros de histocompatibilidade do país.

Centro de Histocompatibilidade do Centro
Praceta Prof. Mota Pinto
Apartado 9041
3001-301 Coimbra
(depois de passar o portão principal dos HUC, é o edifício logo à esquerda. Se disserem que se vão inscrever como dadores podem estacionar no parque com cancela nas traseiras - onde é a entrada para o Centro)
Telefone: 239 480700

Centro de Histocompatibilidade do Sul
Hospital Pulido Valente,Alameda das Linhas de Torres,
1171769-001 Lisboa
Telefone: 21 7504152

Centro de Histocompatibilidade do Norte
Pavilhão "Maria Fernanda"
Rua Roberto Frias
4200-467 Porto
Telefone: 22 5573470

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Amanhã vista rosa


No âmbito das celebrações do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a Associação Ame & Viva a Vida – Associação de Mulheres Mastectomizadas – promove, amanhã, o Dia da Mulher Rosa. 

Em Portugal, surgem anualmente cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama e morrem aproximadamente 1.500 mulheres com esta doença, o que perfaz uma média de quatro a cinco mortes por dia. O cancro da mama é a segunda causa de morte nas mulheres com idade compreendida entre os 35 e os 55 anos. 

De forma a sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce no tratamento do cancro da mama e para acabar de vez com o estigma associado a esta doença, a Associação Ame & Viva a Vida convida todas as mulheres a unirem-se a esta luta, vestindo, no dia 30 de Outubro, uma peça de roupa cor-de-rosa. 


Infelizmente, a “prevenção do cancro da mamã” não é mais que um diagnostico precoce, 
a promoção da amamentação constitui talvez a única ferramenta que na verdade permitiria diminuir a incidência deste cancro

Depois de reanalisar os dados de 47 estudos feitos em 30 países, com mais de 50 000 casos de cancro de mama e mais de 90 000 controlos, chegou-se á conclusão de que, só nos países desenvolvidos, poderiam ser evitadas 50 000 novos casos de cancro por ano por cada 12 meses de aumento na duração média da amamentação. 
Seria interessante pensarmos nisto neste Dia da Mulher Rosa. 


Para saber mais: 
Collaborative Group on Hormonal Factors in Breast Cancer. Breast Cancer and Breastfeeding: collaborative reanalysis of individual data from 47 epidemiological studies in 30 countries, including 50302 women with breast cancer and 96973 women without the disease. Lancelet 2002;360:187-95 

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Porquê não marcar uma cesariana

Quando se programa uma cesariana não se tem em conta as vantagens de esperar pelas contrações.  Existe sempre vantagem em esperar pelo início do trabalho de parto de uma forma expontânea mesmo que o parto termine em cesariana. Estas vantagens são, entre outras:

  • As contrações adelgaçam o segmento inferior do útero onde é feita a incisão e, em consequência a recuperação será mais rápida;
  • O trabalho de parto liberta hormonas que passam para o bebé e o preparam para a sua vida fora do útero;
  • As contrações diminuem a possibilidade de que o bebé tenha problemas respiratórios, problemas esses de que padecem muitos bebés nascidos por cesariana (não somente no nascimento mas no decurso de toda a sua infância);
  • As mulheres que experimentam o trabalho de parto têm uma menor incidência de depressão pós-parto;
  • Com o trabalho de parto liberta-se a oxitocina, conhecida como a "hormona do amor" que prepara a mãe para estabelecer um intenso vínculo amoroso com o seu bebé;
  • As endorfinas libertadas durante o parto relaxam a mãe e ajudam-na a fazer frente ao pós-parto;
  • Esperando pelas contrações asseguras-te de que o teu bebé está realmente pronto para nascer, podendo envitar-se a possibilidade de um bebé prematuro ou simplesmente um bebé que necessita de um poco mais de tempo in utero.

Antes de marcar a sua cesariana, pense nisto com carinho...