...

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Cesariana duplica risco de morte para bebés

A percentagem de cesarianas praticadas em Portugal é 5 por cento mais elevada que no resto da Europa, sendo que no nosso país representa 30% da totalidade dos partos.

Segundo a Ordem dos Médicos, «as crianças nascidas por cesariana electiva feita antes do trabalho de parto começar têm o dobro das probabilidades de morrerem no primeiro mês de vida», esclarece Luís Graça, do Colégio de Especialidade de Obstetrícia.

Segundo o «Jornal de Notícias», o alerta é feito numa altura em que um grupo de investigadores do Centro de Controlo de Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, publica um estudo com as mesmas conclusões, após analisarem 5,7 milhões de nascimentos, inclusive de mulheres que não corriam riscos e que, mesmo assim, optaram pela cesariana.

De acordo com os cientistas, o trabalho de parto natural ajuda a preparar o bebé para a vida fora do útero. Além de ajudar a expelir líquido dos pulmões do bebé, o processo também promove a libertação de hormonas que melhoram o funcionamento pulmonar.

«A cesariana electiva, ou seja, aquela que é feita sem ter começado o trabalho de parto, aumenta o risco de dificuldade respiratória no bebé em quatro a cinco vezes, podendo provocar a necessidade de ventilação», pormenoriza Luís Graça.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=723417

Sem comentários: