...

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

O que toda a mulher grávida precisa de saber sobre a cesariana

Aqui fica um link. Está em Inglês.

Votos de um 2007 muito feliz.

http://www.childbirthconnection.org/pdf.asp?PDFDownload=cesareanbooklet

3 comentários:

. disse...

À parte a utilidade indesmentível deste blog e do grupo de apoio, tenho só de fazer uma ressalva, que espero que ninguém leve a mal. É preciso ter algum cuidado na gestão deste assunto, pois pode dar-se uma visão exageradamente assustadora de uma cesariana. E se é algo que não deve ser criado numa futura mãe é esse tipo de ansiedade. Sou uma das sobreviventes da cesariana. Já vi pessoas a fazerem cesarianas pelas mais diversas razões, incluindo as que optam, pura e simplesmente, por isso. Não critico, muito pelo contrário. Ainda há dias uma conhecida me disse que quis fazer cesariana poq tinha pânico, não da dor, mas que acontecesse algo à filha, já que a sobrinha tinha nascido com paralisia cerebral, por causa de complicações no parto. Compreendi-a. Em tudo na vida, há que ter conta e medida. Há casos e casos, e nem todas o fazem por mero capricho. Este blog terá muito mais sentido se se direccionar para as vantagens do parto normal e o aconselhamento a quem faz a cesariana. Confesso que se viesse aqui antes de fazer a minha, tinha ficado aterrorizada.

doula disse...

Luz de Estrelas: Obrigada pelo teu comentário. Compreendo perfeitamente o que dizes e concordo mas também penso que as pessoas, em particular as mulheres devem estar conscientes e informadas e que as suas escolhas devem partir de analisar os prós e os contras e não só os prós. Os riscos também existem nos partos vaginais, infelizmente fala-se muito nos riscos de um parto vaginal e pouco nos de cesariana. Por isso se pretende reunir aqui o máximo de informação possível (informação sobre o procedimento, vantagens e desvantagens) para apoiar a quem procura informação sobre este tema.

Vanessa Kirnicki disse...

Ola
Eu sou mae de um menino de 3 semanas. Sofri 14 horas em trabalho de parto, durante essas 14 horas senti que estava a revoltar me contra o meu filho, senti que ja estava a entrar numa depressao e achei tudo num parto normal simplesmente HORRENDO. Acabei por fazer cesariana e para mim foi a melhor coisa que me fizeram. Recuperei rapido e correu tudo bem apesar de ainda nao ter esquecido o que sofri em trabalho de parto. Compreendo tudo isso que falas no blog e concordo que o parto normal seja a melhor solucao para a mae e para o bebe mas a cesariana nao e nenhum bicho feio e nao acho que tenha que ser vista dessa forma.
So posso dizer uma coisa "viva a cesariana".
Beijinhoooss